Home

Chá para as cólicas menstruais

Chá para cólicas menstruais

Chá para cólicas menstruais

As cólicas menstruais são um problema que afecta inúmeras mulheres. Todos os meses as atingidas por este desconforto padecem com um mal que, contudo, tem cura. Além dos medicamentos específicos, vendidos nas farmácias, as dores menstruais podem combater-se da forma mais tradicional, como faziam as nossas avós e as nossas mães.

O poder das ervas medicinais ajuda a combater as cólicas menstruais, quando usado da melhor maneira e com parcimónia. Há plantas que são conhecidas pelas suas propriedades analgésicas, como é o caso da canela.

Se é uma daquelas mulheres que padece com o incómodo das dores menstruais, fique de seguida com algumas dicas de chás que pode tomar para aliviar o mal-estar.

Chá de camomila

A camomila é uma erva medicinal conhecida pelas suas propriedades calmantes, tratando situações relacionadas com o stress e a ansiedade e também com as insónias. Além disso, é utilizada também no tratamento das cólicas em geral.

Para fazer um chá de camomila, no sentido de combater dores menstruais, deve ferver uma colher de sopa de folhas e de flores de camomila num litro de água. Depois é só coar e está pronto a beber!

É recomendável que ingira três a quatro xícaras deste chá de camomila durante o dia, de modo a controlar as cólicas menstruais.

Chá de gengibre

A raiz do gengibre é conhecida pelas suas propriedades anti-inflamatórias, além do sabor que incute nas receitas de culinária. Por isso é outra opção utilizada no combate às dores menstruais.

Para preparar este tipo de chá deve começar por ralar duas colheres de sopa de gengibre. Depois deve levar o gengibre ao lume com um litro de água, deixando ferver durante cerca de cinco minutos.

Deve tomar o chá de gengibre quente e por três vezes durante o dia.

Chá de folhas de mangueira

As folhas de mangueira têm propriedades calmantes, o que justifica que sejam um forte aliado no combate as dores menstruais.

Para preparar este chá deve colocar 20 gramas de folhas de mangueira num litro de água a ferver. E se o quiser adoçar, opte pelo mel e só o coloque no momento de o beber.

Deve tomar o chá quatro vezes por dia, começando dois antes do início da menstruação e mantendo o procedimento no primeiro dia do período.

Chá de calêndula e erva-doce

Para preparar este chá deve colocar uma mão cheia de flores de calêndula num copo de água, juntamente com uma colher de chá de noz-moscada e uma colher de chá de erva-doce. Deve deixar ferver durante cerca de 10 minutos.

Antes de beber, deve deixar o chá arrefecer. Coe-o e adoce-o a gosto e beba duas vezes ao dia.

Orégãos, hortelã e erva-cidreira

Outras ervas com propriedades calmantes e analgésicas são os orégãos, a hortelã e a erva-cidreira. Para preparar os chás com estas ervas deve proceder como faz habitualmente, na preparação de infusões.

Importante é que tenha em atenção alguns cuidados na preparação de qualquer tipo de chá, de modo a que não destrua as propriedades terapêuticas das ervas que vai utilizar. Assim, não é recomendável que ferva o chá no micro-ondas, nem que utilize recipientes de alumínio. E na hora de servir prefira tomar o chá sem açúcar.

Dra Rita Carvalho

Artigo revisto em 05-07-2013 por Dra Rita Carvalho, Ginecologista na Clínica da Saúde Feminina.

 

Qualquer imprecisão, incorreção ou adenda a esse artigo devem ser comunicados atráves dessa página.


Patrocínios

O que achou do artigo?