Home

Combater as dores menstruais com a prática de Yoga

Combater as dores menstruais com a prática de Yoga

Combater as dores menstruais com a prática de Yoga

A Yoga é uma prática com reconhecidos benefícios para a saúde em geral de quem a pratica e também pode ser um forte aliado no controle e alívio das dores menstruais. Este tipo de dores estão muitas vezes ligadas a estados de tensão emocional e de stress das mulheres, ora a Yoga lida directamente com este tipo de problemas. E uma vez que promove, de um modo genérico, o relaxamento muscular global, é seguro e sabido que ajudará a amenizar as cólicas menstruais.

Algumas considerações sobre Yoga

Yoga, na génese da palavra, significa União. Na filosofia da prática o objectivo é promover a união entre o corpo e a mente. As posturas (chamadas de “asanas”) e os exercícios respiratórios (os “pranayamas”) visam levar o praticante a esse ponto de equilíbrio por via da educação do corpo e da mente.

Logo por esta circunstância se percebe que o Yoga pode contribuir para amenizar as dores menstruais, uma vez que promove uma auto-consciência maior de si e de toda a orgânica interna e externa.
Há estudos científicos realizados nos EUA que concluíram que os praticantes de Yoga toleram mais a dor do que outras pessoas que não a praticam.

E há também conclusões científicas apontando para o facto de a Yoga ajudar no controle da ansiedade e da depressão, factores que promovem as dores menstruais. A prática promove, segundo alguns estudiosos da matéria, os níveis de uma hormona anti-depressiva – a alopregnanolona – cuja produção diminui durante o período pré-menstrual.

Posturas mais indicadas para aliviar dores menstruais

– Postura do Pombo Arqueado
Esta posição promove o alongamento da zona pélvica.
Deve sentar-se no chão com o joelho direito dobrado e a perna esquerda esticada atrás de si. Coloque as mãos nas ancas e arqueie suavemente as costas – deve sentir um bom alongamento na sua coxa esquerda. Aguente por cerca de cinco ou mais respirações e depois repita no outro lado. Se for demasiado doloroso, incline-se para a frente e coloque as mãos no chão à sua frente.
– Postura da Criança Grande
Esta “asana” é boa para apaziguar as cólicas menstruais no fundo das costas.
Comece por colocar os joelhos no chão, afastando-os até encontrar uma posição confortável, e depois deite-se para a frente, esticando os braços à sua frente. Repouse a cabeça no chão com a testa encostada ao solo ou com a fronte virada para um dos lados. Fique nessa posição durante cinco respirações.
– Postura da Flexão da Águia

Esta posição promove a flexibilidade da zona espinal, ajudando particularmente no alívio das dores no baixo-ventre e no fundo das costas.

Deite-se de costas e cruze o joelho direito em frente ao joelho esquerdo. Envolva os dedos do seu pé esquerdo à volta do seu tornozelo direito, tal como na Pose da Águia. Estique os braços ao lado da sua cabeça na Posição de Cacto com os seus cotovelos em ângulos rectos e as palmas das mãos viradas para cima. Suavemente baixe os dois joelhos para a esquerda e deixe-os repousar no chão, virando a sua cabeça para o lado direito. Mantenha durante pelo menos cinco respirações.

Recorra à força dos seus abdominais para trazer os joelhos de volta ao centro. Descruze as pernas e cruze-as de novo para o lado oposto, com o joelho esquerdo em cima, desta vez. Repita o procedimento, descendo os dois joelhos para o lado direito e olhando para o lado esquerdo durante cinco respirações.

Posturas a evitar

É importante que tenha em atenção que as mulheres mais sensíveis, e sobretudo as que não estão habituadas à prática de Yoga, não devem realizar posturas de “bandhas” (contracções) e inversões em que o peito fique acima da cabeça durante o período menstrual.

Dra Mariana Seixas

Artigo revisto em 18-07-2013 por Dra Mariana Seixas, Ginecologista na Clínica da Saúde Feminina.

 

Qualquer imprecisão, incorreção ou adenda a esse artigo devem ser comunicados atráves dessa página.


Patrocínios

O que achou do artigo?