Home

Como aliviar dores menstruais

Como aliviar dores menstruais

Como aliviar dores menstruais

A menstruação é um processo natural no corpo de todas as mulheres, mas é mais complexo e mais incómodo para umas do que para outras. Há quem sofra verdadeiros horrores durante o período menstrual, padecendo com dores de cabeça fortes e com dores menstruais acutilantes.
Mas para tudo há sempre uma solução. As cólicas menstruais em particular podem combater-se com alguns truques simples e eficazes, conforme lhe indicamos de seguida.

Tirar partido do calor

As compressas quentes e as botijas de água quente são duas soluções bastante usuais e eficazes no alívio das dores menstruais. O calor bloqueia o sistema de dor durante algum tempo, já que promove o aumento do fluxo sanguíneo.
Tomar um banho quente ou beber um chá quente são outros truques que ajudam a confortar o organismo e a enganar a dor.

Experimente as massagens localizadas

O recurso a massagens nas zonas onde as cólicas menstruais se manifestam é outra boa dica para aliviar o mal-estar. É um método que também propicia o aumento do fluxo sanguíneo, motivando a redução das dores menstruais. Com a utilização de óleos de massagem específicos a experiência será ainda mais eficaz e relaxante, promovendo um bem-estar geral.

Movimente-se

A prática de exercício físico é uma boa forma de prevenir o aparecimento de cólicas menstruais. E, durante o período de manifestação das dores, é também um bom lenitivo para as mesmas. Não precisa de ir para o ginásio! Bastam algumas caminhadas, fazer alongamentos ou andar de bicicleta para conseguir amenizar o incómodo.

Relaxe e concentre-se no seu corpo

A forma como se encaram as cólicas menstruais é, na verdade, o truque maior para as combater. O importante é não dramatizar, abordando o problema com calma e procurando encontrar no seu corpo a melhor resposta para ele. Deve procurar a posição mais confortável, que ajude a reduzir o desconforto – a posição fetal, de lado, com os joelhos dobrados sobre o peito, costuma ser bastante benéfica.
Se nada mais resultar, sempre há os medicamentos
Em última instância, pode recorrer a analgésicos comuns ou a medicamentos específicos para o tratamento das cólicas menstruais. Os produtos com Paracetamol ou uma simples Aspirina poderão ser suficientes para amenizar grandemente a dor.

Há estudos que apontam os suplementos vitamínicos constituídos por vitamina E, tiamina e Ómega-3 como fortes aliados na luta contra as dores menstruais. Também é certo que o zinco, o cálcio e o magnésio promovem a redução das cólicas e de outros sintomas associados ao período menstrual. De qualquer modo, não é conveniente tomar este tipo de produtos sem ouvir a opinião do médico que habitualmente a acompanha.

Uma solução para cada mulher

As alternativas para o combate às dores menstruais são inúmeras e só dependem das preferências e das capacidades das mulheres que sofrem com este tipo de problema. Cabe a cada uma encontrar a melhor solução para o seu caso, sendo que o ideal será conjugar diversas possibilidades, particularmente nas situações em que as cólicas menstruais são mais intensas.

Dra Mariana Seixas

Artigo revisto em 12-07-2013 por Dra Mariana Seixas, Ginecologista na Clínica da Saúde Feminina.

 

Qualquer imprecisão, incorreção ou adenda a esse artigo devem ser comunicados atráves dessa página.


Patrocínios

1 Comentário

  1. Minha avô sempre falou a da água quente e ainda hoje me alivía. As outras vou experimentar. Obrigado pelas dicas.

O que achou do artigo?