Home

Como evitar as dores menstruais

Como evitar as dores menstruais

Como evitar as dores menstruais

As cólicas menstruais são um problema que aflige muitas mulheres. A maioria delas só pensa, contudo, no mal quando ele chega, manifestando-se de forma desagradável e intensa.

Essas mulheres não têm a consciência de que se pode prevenir o aparecimento das dores menstruais. E se, nalguns casos, não será possível evitá-las de todo, há sempre hipóteses de amenizá-las com antecedência. Basta seguir as recomendações que se seguem…

 

 

Tenha uma alimentação cuidada

Cuidar com critério e atenção do que se come é uma boa dica para a saúde em geral das pessoas e contribui também para evitar o aparecimento das dores menstruais. O corpo humano reage de forma negativa aos excessos e às carências, sendo assim fundamental manter o equilíbrio no que toca à alimentação.

Deste modo, deve evitar o sal e os doces, bem como as gorduras e as bebidas com cafeína, apostando num consumo mais frequente de vegetais e de frutas. O peixe e as carnes brancas (o frango, o peru e o coelho) devem ser preferidos à carne vermelha.
Opte ainda por fazer um maior número de refeições mais leves como contrapartida a menos refeições e mais pesadas.

Pratique exercício físico regularmente

A actividade física é outra forma fácil de combater o aparecimento de dores menstruais. Se praticar de modo regular um desporto, estará a promover a libertação de endorfinas que contribuem para diminuir as cólicas. As caminhadas, os alongamentos ou simplesmente andar de bicicleta são boas apostas nesse sentido.

O ioga é outra actividade que suscita vantagens no combate às dores menstruais, uma vez que assenta nos princípios do controle respiratório. Essa prática regularmente treinada ajuda a reduzir as tensões corporais, o que contribui também para o alívio das cólicas menstruais.

Reforce o seu organismo com vitaminas e minerais

O consumo regular de determinados minerais, como o cálcio, o potássio, o zinco e o magnésio, ajuda a reduzir o desconforto com as dores menstruais. Poderá optar por consumir estes minerais em suplementos vitamínicos que se vendem livremente no mercado ou, em contrapartida, reforçar a sua alimentação com produtos que os incluem na sua constituição. Os lacticínios e os vegetais escuros são ricos em cálcio; e a soja, a banana, a couve, a aveia e o tofu são ricos em magnésio.

É proibido beber álcool!

O consumo de álcool não acarreta quaisquer benefícios para a saúde humana. Também no domínio das cólicas menstruais não é positivo ingeri-lo. Para afastar este tipo de desconforto, deve evitar beber qualquer tipo de bebida alcoólica. E em ocasiões especiais opte pelas bebidas com baixo teor alcoólico. O consumo de álcool promove e aumenta a tendência natural de algumas mulheres para a retenção de líquidos, o que contribui para o aparecimento de cólicas menstruais.

Faça amor com prazer

A prática regular de sexo é uma excelente forma de combater as dores menstruais. As movimentações musculares promovidas pelo acto sexual contribuem para o alívio das dores, bem como a libertação de endorfinas que está associada ao processo físico do orgasmo.

Dra Rita Carvalho

Artigo revisto em 10-07-2013 por Dra Rita Carvalho, Ginecologista na Clínica da Saúde Feminina.

 

Qualquer imprecisão, incorreção ou adenda a esse artigo devem ser comunicados atráves dessa página.


Patrocínios

O que achou do artigo?