Home

Dicas e conselhos acerca das cólicas menstruais

Dicas e conselhos acerca das cólicas menstruais

Dicas e conselhos acerca das cólicas menstruais

Nem todas as mulheres aguentam as dores menstruais de forma fácil. Até porque a intensidade deste tipo de cólicas varia muito de caso para caso. E nem sempre os medicamentos, designadamente os analgésicos comuns, são a melhor forma de lidar com o desconforto.

As dores menstruais são uma circunstância normal do ciclo menstrual e é preciso que cada mulher saiba agir no sentido de as minimizar, não apenas fisicamente, mas sobretudo psicologicamente. Na verdade, a melhor forma de lidar com o problema é encarando-o de frente, na sua evidência absoluta, para depois passar à fase do combate.

Aqui pode ler algumas dicas e conselhos úteis para aprender a amenizar o desconforto das dores menstruais…

Aproveite o calor

Tomar um banho quente é uma excelente forma de aliviar as dores menstruais. Se tiver oportunidade de se meter na banheira, rodeada de um ambiente calmo, encontrará a forma perfeita de relaxar a sua musculatura e de adormecer todas as tensões e todos os problemas.

Pode também recorrer a botijas de água quente, para colocar na zona do abdómen ou na região pélvica ou onde mais sentir as dores. O calor vai ajudar a desinflamar e a relaxar a zona dorida.

Faça Yoga

A prática de Yoga é uma boa alternativa para o controle das dores menstruais. Há diversas posturas que a podem ajudar a amenizar o desconforto. A Yoga assenta no princípio da consciência do próprio corpo por via de uma respiração exercitada e controlada. Esse tipo de prática contribui amplamente para o alívio das cólicas de tipo menstrual.

Alongue-se

Fazer alongamentos é outra solução interessante e eficaz para pôr termo às dores menstruais. Alongar o corpo ajudará a musculatura a relaxar-se, promovendo ainda o aumento do fluxo sanguíneo e reduzindo a dor pélvica.

Não fique parada

Encolher-se no sofá ou na cama pode parecer uma boa forma de aliviar as dores menstruais, e de facto promove algum alívio. Mas a melhor forma de combater o problema é com a actividade física. A prática regular de desporto ou de qualquer prática física, como as caminhadas ou andar de bicicleta, é uma óptima forma de tirar do caminho as cólicas menstruais.

Beba chá

Beber uma chávena de chá quente ajuda a confortar o organismo e a aliviar as dores. Pode ser de camomila, de cidreira, de menta… Enfim! Ao seu gosto, mas é importante que não tenha cafeína, pois a cafeína deve evitar-se durante a fase da menstruação.

Faça massagens

Massajar com suavidade e firmeza a zona dorida ajuda a estimular a fluidez do sangue, o que, consequentemente, promove uma redução nas dores menstruais. Se tiver oportunidade poderá recorrer às mãos de profissionais, o que suscitará também um relaxamento e bem-estar gerais.

Liberte-se do stress

Procure afastar as tensões e as ansiedades do seu dia-a-dia, nomeadamente procurando garantir uma boa noite de sono. O repouso é fundamental, não só para se livrar do stress, mas também para que o organismo encontre o ponto de equilíbrio perfeito para lidar com todo o tipo de dores.

Procure o seu médico

Se não consegue sozinha lidar com as dores menstruais, nomeadamente se estas são demasiado fortes, o melhor será consultar o seu médico para concertar com ele qual será a melhor solução para o seu caso. Este poderá prescrever-lhe a pílula anticonceptiva, já que esta ajuda a diminuir as cólicas menstruais.

Dra Mariana Seixas

Artigo revisto em 20-07-2013 por Dra Mariana Seixas, Ginecologista na Clínica da Saúde Feminina.

 

Qualquer imprecisão, incorreção ou adenda a esse artigo devem ser comunicados atráves dessa página.


Patrocínios

O que achou do artigo?