Home

Dores menstruais com cólicas muito intensas

Dores menstruais com cólicas muito intensas

Dores menstruais com cólicas muito intensas

As dores menstruais são perfeitamente suportáveis, pelo menos para a grande maioria das mulheres. Nalguns poucos casos, este tipo de cólicas menstruais atingem proporções mais intensas que as tornam impossíveis de suportar. Assim é imprescindível estar particularmente atenta a dores mais fortes do que o habitual.

Vá logo ao seu médico

Se não é daquelas mulheres que experimenta cólicas menstruais intensas, e se se debate neste momento, ou nos últimos períodos, com dores mais fortes do que é costume, vá logo ao seu ginecologista. Pode estar em causa um problema de saúde grave, como é o caso da endometriose.

Sintoma de endometriose

A endometriose é uma doença considerada benigna pelos ginecologistas, sendo o problema deste género mais frequente entre as mulheres jovens. Esta maleita define-se pela presença de células do endométrio, que constitui o tecido que cobre a camada interna do útero, fora da área uterina.

Deste modo, é pertinente que as mulheres estejam muito atentas a cólicas menstruais mais fortes do que o habitual. Este tipo de dores, bem como as cólicas na região pélvica, indiciam, muitas vezes, que está em causa uma endometriose. Se a par destes dados a mulher apresentar dificuldades para engravidar e desconforto nas relações sexuais, o diagnóstico de endometriose é ainda mais certo.

Além destes sintomas, o ginecologista efectuará um exame físico específico, com toque vaginal, prescrevendo ainda exames como ultra-sons vaginais e uma ressonância magnética na zona pélvica.

Conforme a gravidade dos sintomas apresentados pela mulher, a extensão e localização da endometriose, bem como a idade da paciente e a sua vontade ou não de engravidar, o ginecologista recomendará o melhor tratamento para o caso. Poderá optar-se pela via medicamentosa ou pela opção cirúrgica ou, também, por uma solução que combine as duas.

Sinal de gravidez

As cólicas menstruais mais agudas também podem ser indício de uma gravidez. Esse é o primeiro sinal que muitas mulheres detectam no início da gestação. Em algumas situações, as dores surgem poucos dias antes do dia em que se iniciaria normalmente a menstruação.
Este tipo de dores são muito mais intensas e insuportáveis do que as habituais cólicas menstruais e são resultado das transformações do organismo, no sentido de se preparar para todo o processo de gestão. Estão em causa alterações e transformações hormonais.

Cólicas mais intensas podem causar outros males

Muitas vezes, as cólicas menstruais não são apenas indício de algum tipo de problema ou de gravidez, mas também podem ser causadoras de outros males. Estão em causa, nomeadamente, indisposições ou enjoos ou mesmo diarreia, fruto do aumento do trânsito intestinal.
Assim, é importante que esteja muito atenta a cólicas menstruais mais acutilantes. Até porque, além da endometriose, outras doenças do sistema reprodutivo, como os miomas uterinos, os cistos e as infecções pélvicas, podem manifestar-se inicialmente por dores menstruais agudas. É fundamental que ouça os alertas do seu corpo, de modo a poder responder-lhe da melhor maneira, encontrando as soluções adequadas para as situações que encontrar pela frente.

Dra Rita Carvalho

Artigo revisto em 13-07-2013 por Dra Rita Carvalho, Ginecologista na Clínica da Saúde Feminina.

 

Qualquer imprecisão, incorreção ou adenda a esse artigo devem ser comunicados atráves dessa página.


Patrocínios

O que achou do artigo?