Home

Dores menstruais e suplementos nutricionais

Suplementos alimentares e o período

Suplementos alimentares e o período

As dores menstruais são um problema que afecta a maioria das mulheres, com maior ou menor grau de intensidade. Grandes culpadas por este desconforto são as prostaglandinas, substâncias produzidas pelo útero que ajudam os músculos uterinos a contraírem-se, para que o sangue menstrual seja expulso. São essas contracções que promovem as cólicas menstruais.

Quanto maior for a presença de prostaglandinas, mais intensas serão as dores menstruais. Mas é possível controlar os níveis desta substância no organismo com a prática regular de exercício físico e uma boa alimentação.

Além da importância de consumir os alimentos certos, não apenas durante a fase menstrual, mas durante todos os dias da sua vida, é vantajoso que recorra a suplementos nutricionais que ajudam o corpo a encontrar o equilíbrio certo para enfrentarem da melhor forma os sintomas do período.
Atente nalgumas dos suplementos naturais com que deve fortalecer o seu organismo, particularmente durante a ocorrência da menstruação.

Cálcio

Há diversos estudos científicos que comprovam que a ingestão de cálcio ajuda a aliviar as cólicas menstruais. A baixa presença deste mineral durante a fase da menstruação provoca ansiedade, depressão, fadiga e irritabilidade, pelo que é importante reforçar os seus níveis de modo a combater os sintomas associados à Tensão Pré-Menstrual.

Magnésio

O magnésio é um mineral que está associado à contracção vascular e à actividade da serotonina, hormona que tem influência decisiva sobre o funcionamento do sistema nervoso central. Além disso, o magnésio ajuda no processo de absorção do cálcio, pelo que é habitual conjugar a toma de ambos os minerais.

Potássio

O potássio contribui para o aumento da circulação sanguínea, ajudando à redução das dores corporais em geral.

Vitaminas

A ingestão regular de suplementos vitamínicos poderá contribuir de forma clara para o alívio das dores menstruais. O ideal será tomar um suplemento multivitamínico que agregue os benefícios de várias vitaminas.

A vitamina E contribui claramente para a diminuição da ansiedade e das dores nos seios. Já a vitamina B6 tem intervenção decisiva a nível do humor e da disposição da mulher, sendo muito usada no âmbito de depressões.

A vitamina B12 contribui de forma evidente para o bom funcionamento dos sistemas nervoso e circulatório.

Ferro

A ingestão de suplementos de ferro durante o período menstrual é essencial, pois o sangramento promove uma perda significativa desse mineral. Importante também será controlar os níveis de lacticínios ingeridos, já que estes inibem a absorção de ferro por parte do organismo.

Óleo de Prímula

A prímula é uma planta medicinal valorizada sobretudo por possuir o óleo que tem um poder fundamental na saúde humana. O óleo de prímula é rico em ácido graxo gama-linoléico (GLA), um ácido graxo Ómega-6 que fomenta a produção de uma prostaglandina que contribui para o alívio das inflamações e para o fortalecimento do sistema imunitário.

O Óleo de Prímula é geralmente vendido em cápsulas e ajuda também na fluidez do sangue, reduzindo os sintomas da Tensão Pré-Menstrual.

Atenção!

Antes de começar a tomar qualquer destes suplementos, é importante que fale com o seu médico de família ou com o especialista que a costuma acompanhar. Apesar de se tratarem de suplementos naturais, o seu consumo deve ser regrado e devidamente recomendado.

Dra Mariana Seixas

Artigo revisto em 22-07-2013 por Dra Mariana Seixas, Ginecologista na Clínica da Saúde Feminina.

 

Qualquer imprecisão, incorreção ou adenda a esse artigo devem ser comunicados atráves dessa página.


Patrocínios

O que achou do artigo?