Home

Dores menstruais – Mitos e Verdades

Dores menstruais - Mitos e Verdades

Dores menstruais – Mitos e Verdades

A maioria das mulheres está habituada a conviver com as dores menstruais e, para muitas, trata-se de uma realidade temporária que não acarreta grandes complicações. Outras há que enfrentam duras dificuldades para ultrapassarem esta fase, seja porque as dores são muito intensas, seja porque encaram a fase menstrual de uma forma pouco positiva, quase como se fosse um castigo divino.

Entre o muito que se fala sobre as cólicas menstruais, há alguns conceitos errados que têm passado de geração em geração de mulheres aflitas. Vamos desmistificar alguns deles e reforçar também algumas verdades que importa ter presentes na hora de enfrentar as desconfortáveis dores menstruais.

O truque das botijas de água quente resulta?

É uma verdade que vem do tempo das nossas avós! O uso de uma singela botija de água quente ajuda a aliviar as cólicas menstruais. A opção por bolsas de gelo também é uma boa solução. O gelo ou o calor ajudam ao relaxamento muscular e à desinflamação, promovendo assim uma sensação de alívio.

Deve-se ou não lavar o cabelo?

Este é um daqueles mitos inexplicáveis que não se sabe bem como foi alimentado. Muitas mulheres acreditam que não se deve lavar o cabelo durante a menstruação, designadamente por agravar as cólicas menstruais. É uma ideia completamente errada, não havendo ligação nenhuma entre as dores e a lavagem do cabelo.

As cólicas menstruais são sinal de doença?

As dores menstruais por si só não significam que a mulher está doente. São, por norma, habituais em todos os períodos menstruais. Mas, caso surjam de forma mais intensa ou mais constante é importante que vá ao seu médico, pois poderão indiciar algum tipo de problema e mesmo alguma doença grave, tais como cancros.

Os analgésicos comuns aliviam as dores menstruais?

Alguns analgésicos promovem um alívio momentâneo das cólicas menstruais, mas o mais provável é que estas voltem em breve. A maioria dos analgésicos comuns não são apropriados para este tipo de problema. Há medicamentos específicos, directamente destinados ao combate às dores menstruais, que constituem uma solução mais adequada e mais segura.

As mulheres que já tiveram filhos têm menos dores menstruais?

A maioria das mulheres que já engravidou apresenta realmente menos sintomas pré-menstruais, não padecendo tanto com as cólicas. A gravidez promove na mulher alterações significativas, designadamente em termos hormonais e no que se refere ao tamanho do útero. Assim, é lógico que, depois de terem um filho, as mulheres experimentem menos dores menstruais.

Há alimentos que pioram as dores menstruais?

Não há comprovadamente uma associação entre a ingestão de determinados alimentos e as dores menstruais. Contudo, há certo tipo de alimentos que se devem evitar, pois contribuem para o desequilíbrio interno do corpo em geral, logo não acarretando quaisquer benefícios para a mulher.

A Tensão Pré-Menstrual são só as dores menstruais?

Não. A Tensão Pré-Menstrual abarca um lote de sintomas muito mais complexo do que apenas as cólicas menstruais. As dores estão incluídas nesse rol de sintomas, mas muitas mulheres apresentam também dores nos seios, enjoos, problemas intestinais, alterações de humor, sentimentos depressivos, entre outros.

Dra Rita Carvalho

Artigo revisto em 23-07-2013 por Dra Rita Carvalho, Ginecologista na Clínica da Saúde Feminina.

 

Qualquer imprecisão, incorreção ou adenda a esse artigo devem ser comunicados atráves dessa página.


Patrocínios

O que achou do artigo?