Home

Dores menstruais sem período

Dores menstruais sem período

Dores menstruais sem período

As cólicas menstruais, quando em graus aceitáveis, constituem um sintoma normal da menstruação. Na maior parte das mulheres, começam a manifestar-se um ou dois dias antes de o período chegar, sendo um dos sinais associados à chamada Tensão Pré-Menstrual.

A Tensão Pré-Menstrual

A par das cólicas menstruais, a Tensão Pré-Menstrual (TPM) caracteriza-se ainda por dores nas costas, dores de cabeça, dores nas pernas, inchaço, irritabilidade e mudanças de humor, fadiga, retenção de água, seios e mamilos doridos. São sinais que ajudam a mulher a sentir o seu corpo antes de se iniciar o fluxo menstrual, sendo conveniente estar sempre atenta ao seu aparecimento, para o caso de se apresentarem de forma diferente do habitual, pois, nesses casos, poderão ser sintoma de algum problema grave.

Estará grávida?

Se é uma mulher sexualmente activa e se não tomou as devidas cautelas para não engravidar, esteja atenta, pois as cólicas menstruais sem sangramento podem ser sinal de uma gravidez. As dores tipos as menstruais são um dos primeiros sintomas sentidos pelas mulheres grávidas, verificando-se também ao longo da gestação. É o corpo da mulher que se prepara para as exigências da gestação.

Assim, se há razões para tal e se está com cólicas menstruais fora da fase do período, é melhor ir à farmácia comprar um teste de gravidez.

Pode ser das hormonas

Desequilíbrios hormonais no corpo da mulher podem também motivar cólicas similares às menstruais. São sintomas que se podem associar a casos de distúrbios da glândula tireóide e de outros problemas glandulares. Nessas situações, sobretudo se estiver também com problemas de perda ou de aumento de peso, é preciso ir a um endocrinologista para efectuar exames específicos.

O processo de ovulação, que ocorre mais ou menos duas semanas antes do início do fluxo menstrual, também pode motivar cólicas menstruais. Estas ocorrem com a libertação dos óvulos dos ovários para o útero.

A menopausa pode estar a caminho

Os primeiros sintomas da menopausa são, em algumas situações, idênticos aos da menstruação. São os chamados sintomas de peri-menopausa, entre os quais encontramos as cólicas tipo as menstruais. Além disso, a mulher pode sentir os seios doridos, dores de cabeça e alterações de humor, além de inchaços e ondas de calor, sintomas que também se podem experimentar durante a fase da Tensão Pré-Menstrual.

Alerta de doença grave

Mas para lá das situações enunciadas acima, as cólicas menstruais sem sangramento podem indiciar algum tipo de doença grave. A endometriose, que se caracteriza pela presença de endométrio (o tecido que reveste o útero) fora da área uterina, é um problema comum em muitas mulheres jovens que se pode manifestar por via de dores menstruais e que, se não for tratada, pode resultar em infertilidade.

O Síndroma do colón irritável, as doenças gastrointestinais e as infecções urinárias também podem dar sinal de si por via de cólicas parecidas com as menstruais.
Por isso é muito importante que todas as mulheres conheçam o seu próprio corpo e que estejam cientes de todas as manifestações associadas ao período. É uma excelente forma de perceber quando algo está errado.

Dra Rita Carvalho

Artigo revisto em 07-07-2013 por Dra Rita Carvalho, Ginecologista na Clínica da Saúde Feminina.

 

Qualquer imprecisão, incorreção ou adenda a esse artigo devem ser comunicados atráves dessa página.


Patrocínios

1 Comentário

  1. Boa tarde,

    Tenho 43 anos e estou com um atraso de 8 dias sendo sempre muito regular, ainda nao fiz nenhum teste no entando estou com dores como se tivesse o periodo. Estou preocupada sem saber o que devo fazer.

O que achou do artigo?