Home

O que fazer quando se sente cólicas menstruais

O que fazer quando se sente cólicas menstruais

O que fazer quando se sente cólicas menstruais

As dores menstruais são um mal comum a muitas mulheres, resultando da contracção involuntária dos músculos do útero. Na verdade, elas surgem como resposta do organismo de modo a que o útero se contraia e assim não se verifiquem grandes perdas de sangue durante a menstruação.

E se muitas mulheres ultrapassam a fase do período sentindo dores menstruais ligeiras, outras há que sofrem verdadeiramente com um incómodo intenso.

Se tem cólicas menstruais muito intensas vá ao médico

Nas situações mais graves, onde ocorrem dores menstruais persistentes e que não se conseguem aliviar com os analgésicos comuns, o primeiro passo é ir ao médico. Em causa poderão estar problemas de saúde graves, podendo as dores ser um sintoma de alguma doença.

Nestas situações é imprescindível avaliar com critério e detalhe o que se passa. Todavia é importante realçar que nem sempre as cólicas menstruais insuportáveis indiciam problemas graves. Podem simplesmente ser uma manifestação particular de determinada mulher no domínio da menstruação e, nestes casos, o seu médico poderá prescrever-lhe a tomada de uma pílula sem interrupção. Este tipo de anticoncepcional evita a ovulação.

Relaxe e controle a ansiedade

O stress é um forte aliado das cólicas menstruais, contribuindo para o mal-estar das mulheres que sofrem com elas. Assim, uma excelente forma de aliviar o desconforto é procurando relaxar, no sentido de afastar a ansiedade.

Procure encontrar a posição mais confortável, aquela que melhor contribua para amenizar as dores. Massaje a zona onde lhe dói e ouça música que a ajude a relaxar ou veja um filme que contribua para que a sua mente se distraia das dores.

Se não consegue encontrar esse ponto de equilíbrio sozinha, pode recorrer à ajuda de massagistas profissionais ou mesmo optar pela acupunctura. Esta técnica da medicina chinesa promove o aumento dos níveis de serotonina no organismo, ajudando a relaxar os músculos do útero e, logo, contribuindo para a redução da dor.

Truques para diminuir as cólicas menstruais

Para lá das recomendações expostas acima, há ainda outras dicas que pode seguir no sentido de reduzir as dores menstruais. Ora veja…

1.º – Beba chá quente – de camomila, de erva-cidreira ou de qualquer outra coisa de que gosto. O conforto da bebida quente ajudá-la-á a controlar as dores.

2.º – Tome um banho quente. Se tiver tempo, deixe-se ficar na banheira, rodeada de um ambiente confortável e relaxante. É uma excelente forma de aliviar todas as tensões e, consequentemente, de reduzir as cólicas menstruais.

3.º – Coloque compressas quentes ou uma botija de água quente sobre a zona onde sinta mais dores. O calor é um forte aliado no combate às cólicas menstruais.

4.º – Não fique parada à espera que a dor passe. Movimente-se! Pode fazer alguns exercícios leves e simples, como alongamentos. O ioga é uma excelente alternativa para aliviar as cólicas menstruais. Ou pode optar por uma singela caminhada ou por um passeio de bicicleta. Com a actividade física o fluxo sanguíneo aumentará, promovendo a redução da dor.

Dra Mariana Seixas

Artigo revisto em 08-07-2013 por Dra Mariana Seixas, Ginecologista na Clínica da Saúde Feminina.

 

Qualquer imprecisão, incorreção ou adenda a esse artigo devem ser comunicados atráves dessa página.


Patrocínios

O que achou do artigo?