O que tomar quando se sentem cólicas menstruais
As alternativas para a redução das cólicas menstruais vão dos remédios caseiros e chás até aos medicamentos. Há ainda outras soluções, mas vamos debruçar-nos apenas sobre as três possibilidades enunciadas que são as mais comuns.
Remédios caseiros
As dores menstruais são ainda mais velhas do que as nossas avós e todas nos habituamos aos seus truques caseiros para o combate a este incómodo. Algumas dessas mezinhas não serão agradáveis, nem a melhor solução para aliviar o mal, respeitando simplesmente crendices e preconceitos transmitidos no tempo. Mas há soluções que são verdadeiros lenitivos para o mal-estar.
Outra forma de ajudar a combater as cólicas menstruais é bebendo um ou dois compôs de vinho – o álcool ajuda a diluir o sangue.
Colocar um gato ou outro animal doméstico sobre a barriga pode ainda contribuir para acalmar a tensão muscular, aliviando as dores. É, contudo, preciso que o animal esteja quieto. Só de imaginar um gato a ronronar sobre o seu ventre é fácil perceber que isso ajudará à descontracção muscular e o calor do animal promoverá um imediato alívio.
Pode também tomar magnésio e vitamina B, durante a parte da manhã, de forma regular mas em pequenas quantidades, o que contribuirá para amenizar as dores.
Chás
O poder das ervas medicinais é amplamente reconhecido e algumas podem ser utilizadas no combate às dores menstruais. A erva-cidreira, a camomila, a malva e o tomilho, por exemplo, têm propriedades calmantes, ajudando ao relaxamento dos músculos uterinos e promovendo o alívio nas cólicas menstruais.
Para combater as dores deste tipo o mais indicado são as infusões que mantêm intactos o sabor e as propriedades das ervas. Deve-se ferver a água isoladamente. Depois colocam-se as ervas num recipiente e despeja-se a água fervente por cima, deixando-se repousar, em infusão, durante cerca de quinze minutos, e finalmente o chá estará pronto.
Medicamentos
Os analgésicos mais comuns, como o Paracetamol, são suficientes para a maioria das mulheres aliviarem as cólicas menstruais. Mas os anti-inflamatórios como o ibuprofeno são mais eficazes, pois reduzem não só as dores menstruais como também o fluxo de sangue. Igualmente adequados para este tipo de problema são os medicamentos que contenham ácido mefenâmico, substância que ajuda a diminuir o inchaço e as contracções do útero.
Para os casos mais complicados os médicos costumam prescrever pílulas anticoncepcionais, uma vez que estas impedem a ovulação, motivando assim a redução das dores menstruais.
Além de medicamentos, chás e remédios caseiros, há soluções com a acupunctura, a aromaterapia ou a homeopatia que também promovem o alívio das cólicas menstruais.
Artigo revisto em 09-07-2013 por Dra Mariana Seixas, Ginecologista na Clínica da Saúde Feminina.
Qualquer imprecisão, incorreção ou adenda a esse artigo devem ser comunicados atráves dessa página.