Dicas e conselhos acerca das cólicas menstruais
As dores menstruais são uma circunstância normal do ciclo menstrual e é preciso que cada mulher saiba agir no sentido de as minimizar, não apenas fisicamente, mas sobretudo psicologicamente. Na verdade, a melhor forma de lidar com o problema é encarando-o de frente, na sua evidência absoluta, para depois passar à fase do combate.
Aqui pode ler algumas dicas e conselhos úteis para aprender a amenizar o desconforto das dores menstruais…
Aproveite o calor
Pode também recorrer a botijas de água quente, para colocar na zona do abdómen ou na região pélvica ou onde mais sentir as dores. O calor vai ajudar a desinflamar e a relaxar a zona dorida.
Faça Yoga
A prática de Yoga é uma boa alternativa para o controle das dores menstruais. Há diversas posturas que a podem ajudar a amenizar o desconforto. A Yoga assenta no princípio da consciência do próprio corpo por via de uma respiração exercitada e controlada. Esse tipo de prática contribui amplamente para o alívio das cólicas de tipo menstrual.
Alongue-se
Fazer alongamentos é outra solução interessante e eficaz para pôr termo às dores menstruais. Alongar o corpo ajudará a musculatura a relaxar-se, promovendo ainda o aumento do fluxo sanguíneo e reduzindo a dor pélvica.
Não fique parada
Encolher-se no sofá ou na cama pode parecer uma boa forma de aliviar as dores menstruais, e de facto promove algum alívio. Mas a melhor forma de combater o problema é com a actividade física. A prática regular de desporto ou de qualquer prática física, como as caminhadas ou andar de bicicleta, é uma óptima forma de tirar do caminho as cólicas menstruais.
Beba chá
Beber uma chávena de chá quente ajuda a confortar o organismo e a aliviar as dores. Pode ser de camomila, de cidreira, de menta… Enfim! Ao seu gosto, mas é importante que não tenha cafeína, pois a cafeína deve evitar-se durante a fase da menstruação.
Faça massagens
Massajar com suavidade e firmeza a zona dorida ajuda a estimular a fluidez do sangue, o que, consequentemente, promove uma redução nas dores menstruais. Se tiver oportunidade poderá recorrer às mãos de profissionais, o que suscitará também um relaxamento e bem-estar gerais.
Liberte-se do stress
Procure afastar as tensões e as ansiedades do seu dia-a-dia, nomeadamente procurando garantir uma boa noite de sono. O repouso é fundamental, não só para se livrar do stress, mas também para que o organismo encontre o ponto de equilíbrio perfeito para lidar com todo o tipo de dores.
Procure o seu médico
Se não consegue sozinha lidar com as dores menstruais, nomeadamente se estas são demasiado fortes, o melhor será consultar o seu médico para concertar com ele qual será a melhor solução para o seu caso. Este poderá prescrever-lhe a pílula anticonceptiva, já que esta ajuda a diminuir as cólicas menstruais.
Artigo revisto em 20-07-2013 por Dra Mariana Seixas, Ginecologista na Clínica da Saúde Feminina.
Qualquer imprecisão, incorreção ou adenda a esse artigo devem ser comunicados atráves dessa página.