Home

Remédio caseiro para as dores menstruais

Remédio caseiro para as dores menstruais

Remédio caseiro para as dores menstruais

Já no tempo das nossas avozinhas as cólicas menstruais davam azo às mezinhas mais estranhas. É um mal-estar que afecta muitas mulheres todos os meses, nalguns casos de forma bastante grave, provocando dores realmente insuportáveis e terríveis.

Mas as mezinhas do passado nem sempre são a melhor solução para combater as dores menstruais. Há outros truques que são mais recomendáveis, na certeza de que aliviarão o incómodo. Ora fique com algumas dicas que a ajudarão a ultrapassar os dias de dor de uma forma mais aliviada…

Água quente e compressas

O segredo das compressas de água quente, já usado no tempo das nossas avós, é uma boa forma de promover o alívio quando se padece de cólicas menstruais. As compressas devem ser colocadas sobre a zona onde se manifesta a dor.

Uma alternativa às compressas quentes, é recorrer a botijas de água quente – uma solução que pode facilitar o processo, já que na botija a água mantém-se quente por mais tempo.

O poder da homeopatia

A homeopatia é, em muitos casos, uma forma muito eficaz de combater as cólicas menstruais. O ideal é recorrer ao uso de um especialista homeopático que lhe indicará as substâncias mais apropriadas para combater o problema, também em função das suas características físicas.

Há medicamentos homeopáticos constituídos à base de alecrim, de ginseng, de gengibre e de angélica, entre outros, que promovem o alívio das dores menstruais.

Beba chás

As ervas medicinais são outra boa forma de combater as cólicas menstruais. Há diversas plantas que têm propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e calmantes, como são os casos da camomila, da canela e do gengibre.

O louro também alivia as dores menstruais e o agrião, como produto altamente diurético, diminui a retenção de líquidos no organismo, o que promove a diminuição das cólicas.
O alecrim, o poejo, a urtiga e o orégão estão também indicados no combate às cólicas menstruais, tal como o chá vermelho ou de alcaçuz.

Tenha cuidado com a alimentação

Durante a fase da menstruação é importante que tenha ainda mais cuidado com a sua alimentação do que o habitual. Assim, é preciso que reduza o consumo do sal e das gorduras. Também deve evitar as bebidas com cafeína, como é o caso do café e de certos refrigerantes.

Por outro lado, deve abusar do consumo de frutas, particularmente da laranja, do melão e do mamão. Idealmente deveria comer uma destas frutas em substituição de uma das habituais refeições do dia, preferencialmente a meio do dia, durante a fase da menstruação.

O abacaxi é outro fruto óptimo para as dores menstruais, fruto das suas propriedades anti-inflamatórias.

Abuse da água

Durante a menstruação é importante consumir bastante água. Idealmente deverá ingerir cerca de dois litros de água por dia.

Faça desporto e livre-se do stress

A prática desportiva regular é outro aliado de peso na luta contra as cólicas menstruais. As actividades físicas ajudam à libertação de endorfinas e estas promovem o bem-estar geral do organismo e da mente. As caminhadas ao ar livre são uma excelente forma de movimentar o corpo, acarretando inúmeras vantagens.

O exercício físico também ajuda ao relaxamento, motivando a libertação da ansiedade quotidiana. Ora o stress e a tensão muscular são factores negativos que ajudam ao aparecimento das cólicas menstruais. Se conseguir libertar-se deles, estará a afastar as dores menstruais.

Dra Mariana Seixas

Artigo revisto em 15-07-2013 por Dra Mariana Seixas, Ginecologista na Clínica da Saúde Feminina.

 

Qualquer imprecisão, incorreção ou adenda a esse artigo devem ser comunicados atráves dessa página.


Patrocínios

O que achou do artigo?